últimas da
Stërah

Você tem Alopécia androgênica? Descubra!
30/06/2020

Você tem Alopécia androgênica? Descubra!

Os fios de cabelo presentes no nosso couro cabeludo possuem um ciclo de vida, marcados por fases de crescimento, repouso e queda. A grande maioria dos nossos fios (cerca de 90%) estão na fase de crescimento (anágena). Essa fase dura de 2 até 8 anos, sendo seguida por um curto período de repouso chamado de fase catágena, onde o fio para de crescer e cai, dando lugar a um novo fio. É considerada comum a queda de 50 a 100 fios de cabelo por dia, sem risco de desenvolver uma patologia.

Diversos são os motivos que podem levar à queda do cabelo. Entre os mais comuns podemos citar a queda sazonal (relacionada à estações do ano). No verão o percentual de fios telógenos aumenta consideravelmente e no outono eles entram em teloptose, ou seja, caem de forma mais acentuada. Existe também a possibilidade de existir alguma patologia do corpo refletindo no couro cabeludo (como por exemplo disfunções da tireoide) e também as doenças do próprio couro cabeludo.

Uma das mais comuns, afetando mais de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil, é a Alopécia androgênica.

Nesse caso, a queda capilar está relacionada a alterações genéticas. Popularmente conhecido como calvície, esse é um problema comum que atinge tanto homens quanto mulheres. Apesar de ser descrita como uma doença do adulto, recentemente alguns estudos comprovam que crianças pré-púberes podem apresentar certos níveis de hormônios androgênicos suficientes para desencadear a alopecia androgenética. Durante alguns anos a queda pode ser lenta porém quando se torna progressiva com afinamento dos fios e diminuição da densidade, os pacientes começam a perceber a diferença.

Apesar de ser possível diagnosticar esse problema fazendo testes simples como um passar de mãos pelos cabelos, ao notar o aumento da queda dos fios expressivamente, é necessário procurar um especialista.

Aqui na Stërah Medicina Estética Capilar, a Tricologista Dra. Marina Rombaldi (CRM 42857) está à frente da direção médica, sendo a responsável técnica pela clínica. Formada pela Universidade de Caxias do Sul, possui pós-graduação em Tricologia e formação na área de Medicina Estética. Além disso, possui vasta experiência na área da medicina estética e capilar, com participação em diversos cursos de atualização e congressos médicos na área.

Se interessou pelo assunto ou se identificou com algum dos casos citados nessa matéria?

Agende agora a sua avaliação médica com nossa tricologista e reinvente você!

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

(54) 3536.7702

(54) 99689.1035

Ed. Independência Boulevard Square, no 15, s. 101, Rua Terezinha Borges dos Santos Bertelli Panazzolo, Caxias do Sul - RS - Brasil



Enviado com Sucesso!